Em qualquer tipo de evento em que estejam presentes individualidades governamentais, a bandeira nacional (BN) deve ocupar o lugar de maior destaque. Quando duas bandeiras se encontram lado a lado, a nacional é sempre colocada à direita, isto é, à esquerda de quem as olha de frente. Quando houver mais de duas bandeiras, fixas e em número ímpar, a bandeira nacional ocupa sempre o centro. Com base nela são colocadas as outras bandeiras, por ordem de precedência, partindo da direita. Exemplo Seminário onde se vão discutir assuntos da União Europeia; a ordem seria: 1 - bandeira nacional, 2 – bandeira da EU, 3 – bandeira da estrutura local que organiza o seminário, 4 e 5 – outras bandeiras, por ordem de importância. Quando houver mais de duas bandeiras, fixas e em número par, não existe um centro, portanto, a bandeira nacional fica à direita de um centro hipotético. Com base nela são colocadas as outras bandeiras, por ordem de precedência, partindo da direita. Em todos os outros casos, nomeadamente, no exterior de edifícios, se houver muitas bandeiras, para evitar que a bandeira nacional apareça perdida no meio de todas, é aconselhável colocá-la no primeiro mastro à direita (ou seja, à esquerda de quem olha de frente) e depois todas as outras bandeiras.