A Delegação de Vila Real da Cruz Vermelha Portuguesa viveu um dia memorável de cultura, história e convívio no passado dia 12 de julho.
De manhã, a nossa jornada começou em Vidago, com visitas cheias de significado e descoberta:
O almoço foi um momento de partilha e sabores no acolhedor Restaurante Resineiro.
À tarde, seguimos para Chaves, onde a história falou mais alto.
No regresso a casa ainda houve tempo para um momento de convívio com a realização de um pequeno lanche.
Um agradecimento especial a todos os participantes e a quem nos acolheu com tanta hospitalidade.
Dias assim fortalecem laços, enriquecem o conhecimento e celebram o melhor da nossa cultura!
No passado sábado, 24 de maio de 2025, a Delegação de Vila Real da Cruz Vermelha Portuguesa organizou uma visita cultural à histórica região de Almeida, Vilar Formoso e Castelo Mendo, especialmente destinada aos colaboradores, voluntários, associados e respetivos familiares.
O grupo, composto por 56 participantes, embarcou numa jornada de descoberta, convívio e partilha, explorando o rico património histórico e cultural da zona raiana, com destaque para:
Esta iniciativa teve como principal objetivo reforçar os laços de amizade e companheirismo entre os membros da nossa Delegação, proporcionando um dia diferente, repleto de cultura, bem-estar e união, valores fundamentais da missão da Cruz Vermelha.
A todos os que participaram, o nosso sincero agradecimento pela presença e pelo entusiasmo! Continuamos juntos, com espírito solidário e sempre prontos a servir.
Decorreu, durante o dia 19 de outubro de 2024, uma visita cultural à região de Vila Nova de Foz Côa e Freixo de Numão, organizada pela Delegação de Vila Real da Cruz Vermelha Portuguesa.
A visita teve o seu início pela manhã, em Freixo de Numão, com uma visita guiada ao Museu da Casa Grande, Centro Histórico e Castelo Velho de Freixo de Numão, onde foram passados e recordados conhecimentos por parte do Dr. Paulo Moutinho, partilhando connosco saberes ancestrais, que nos fizeram “viajar no tempo”.
Da parte da tarde, em Vila Nova de Foz Côa, a visita direcionou-se para o Centro Histórico, onde fomos acompanhados pela Dra. Ângela Junqueiro, tendo terminado no Museu do Côa e passadiços do Côa.
Foi um dia muito bem passado e onde se notou o interesse e entusiasmo por parte de todos os presentes.
Decorreu, durante o dia 01 de junho de 2024, uma visita cultural a região de Tarouca e Lamego, pela Delegação de Vila Real da Cruz Vermelha Portuguesa.
Teve o seu início na região de Tarouca, com uma visita guiada ao Mosteiro de Salzedas, Torre e Ponte de Ucanha, Casa do Paço de Dalvares e Mosteiro de São João de Tarouca, onde foram passados conhecimentos por parte do Sr. Agostinho Oliveira e por ter partilhado connosco saberes ancestrais, que nos fizeram “viajar no tempo”.
Terminou em Lamego, com uma visita ao Centro de Tropas de Operações Especiais (Coleção Visitável e a Igreja de Santa Cruz), onde a Unidade de Tropas Especiais do Exército partilhou os seus espaços e o seu legado histórico.
Foi um dia muito bem passado e onde se notou o interesse e entusiasmo por parte de todos os presentes.